Desenvolvendo novas formas de atingir a excelência
Essa grande, rápida e assustadora crise global que tomou conta do planeta intensificou obstáculos que exigem uma forte e veloz capacidade de adaptação e reação de todos. Esse panorama complexo e imprevisível influencia diretamente em como as empresas e sua cadeia de suprimentos devem se estruturar para enfrentar uma concorrência global que surge com soluções rápidas e atrativas, consumidores mais rigorosos e uma disponibilidade tecnológica sem precedentes.
As vantagens competitivas estão no fortalecimento do conhecimento, qualificação e tecnologia de cada organização.
A inovação, além de ser uma estratégia, é uma questão de sobrevivência para as empresas.
Mas agindo sempre do mesmo jeito não alcançaremos resultados diferentes!
Cada organização necessita reconhecer onde se encontra e desenvolver o seu caminho do desenvolvimento. Dedicar uma visão aguçada para os seus dois ambientes: interno, avaliando seus processos e externo, melhorando os seus produtos.
A figura de um innovation broker, conectando diferentes pessoas e organizações, desenvolvendo projetos, o pensamento inovador e construindo parceiras de inovação é uma importante opção, pois, a partir do network gerado por uma ampla rede de inovação focada em promover um círculo virtuoso de desenvolvimento econômico através de ações de capacitação da gestão, fortalecimento da capacidade de inovação, construção de trilhas de produtividade (Lean Manufacturing) e projetos voltados à Indústria 4.0 potencializam os cases de sucesso de projetos colaborativos.
O impacto econômico de projetos utilizando conceitos da Indústria 4.0 são relevantes: aumento na eficiência de gestão, produtividade e qualidade; flexibilidades para customização em massa; reduções de custos, prazos e ciclo de desenvolvimento de produtos são percebidos.
Um exemplo são os cases sobre a implantação de boas práticas e tecnologias da i4.0 aplicadas às máquinas. A instalação de blocos de válvulas pneumáticas com sistema de monitoramento de desgaste embarcado, permite ganhos com redução dos tempos de parada para manutenção preventiva, passando a operar com manutenção preditiva, diminuindo assim o estoque de peças de reposição. Ou o case de automatização da ferramenta OEE, cujos estudos mostram que existe uma oportunidade de melhoria de no mínimo 40% na produtividade (de 60% para 85%) quando aplicadas corretamente nas máquinas.
Fatores extremamente importantes para qualquer empresa. Na indústria calçadista, por exemplo, onde segundos são decisivos. imagine esse sistema em prensas, injetoras e esteiras de produção, por exemplo. Os ganhos podem ser decisivos para o negócio. Como sugestão, estudos para automatizar as máquinas existentes no seu parque fabril é um projeto que precisa ser analisado.
Está na hora de investirmos fortemente em qualificação, para não corrermos o risco da estagnação.
Então, um convite: Transforme sua ideia em Projeto; transforme seu projeto em Realidade!