A Indústria 4.0 não é para minha empresa

A Indústria 4.0 não é para minha empresa

Home - Blog - A Indústria 4.0 não é para minha empresa
A Indústria 4.0 não é para minha empresa

Quais as oportunidades que a Indústria 4.0 pode trazer para sua empresa? Depois de aproximadamente cinco anos conversando com gestores de empresas de diversos setores, percebi que existem dois padrões de comportamento frente a esta pergunta: os que não acreditam que o conceito se aplique a suas empresas e os que já estão planejando ou engajados em vários projetos. Na maioria dos casos, os gestores do primeiro grupo são pessoas que ainda não se deram o tempo para estudar sobre o assunto. A Indústria 4.0 traz um sem fim de oportunidades para todo tipo de empresas, basta olhar o conceito através de uma lente mais ampla.

Após estudarmos a Indústria 4.0 de forma aprofundada, no NEO-UFRGS entendemos que este é na verdade um conceito formado por quatro pilares, que chamamos de “4 Smarts”: Smart Manufacturing, Smart Supply Chain, Smart Working e Smart Products.

Primeiro, Smart Manufacturing é a famosa manufatura avançada, muitas vezes erroneamente tratada como um sinônimo da Indústria 4.0. Compreende o uso de tecnologias como Internet das coisas, big data e inteligência artificial no chão de fábrica, até o alcance de sistemas de manufatura ciberfísicos.

Segundo, Smart Supply Chain refere-se à utilização de tecnologias para melhorar o fluxo ao longo da cadeia de suprimentos. Compreende desde a utilização de veículos autônomos, sistemas de rastreamento e inteligência artificial para otimizar o fluxo dentro de armazéns, até a digitalização e disponibilização de informações em tempo real para todos os atores da cadeia.

Terceiro, Smart Working é a utilização de tecnologias para o aumento das capacidades das pessoas. Por um lado, a realidade virtual permite uma aprendizagem aprimorada de procedimentos, enquanto a realidade aumentada aumenta o local de trabalho com informações relevantes úteis para a execução de tarefas. Por outro lado, a inteligência artificial permite que gestores façam análises rápidas e eficientes de conjuntos de dados para apoiar a tomada de decisões em tempo real aplicada à manutenção preditiva ou ao planejamento da produção.

Finalmente, Smart Products é a inserção de inteligência nos produtos através da Internet das coisas. Esta tecnologia permite ao fabricante expandir seu modelo de negócio através da entrega de serviços que agreguem valor ao cliente, baseados nos dados coletados ao longo do ciclo de vida, como ser assistência e monitoramento remoto ou inclusive a oferta de serviços de consultoria data-driven para um melhor aproveitamento dos produtos.

Com tantas aplicações das tecnologias da Indústria 4.0 é difícil acreditar que nenhuma delas seja aplicável a sua empresa. Faça o seu dever de casa para alavancar a competividade de sua organização e analise seus processos com uma mente aberta em busca de oportunidades nos diferentes Smarts. A Indústria 4.0 não é mais o futuro, é o presente!

 

Néstor Fabián Ayala, Dr.
Professor da UFRGS, Codiretor do Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO-UFRGS) e
Coordenador da Rede RS Indústria 4.0

 


Fonte: Abicalçados

 

 

5 1 vote
Article Rating

Compartilhe essa matéria

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x